ACÚSTICA ARQUITETÔNICA

Os projetos são desenvolvidos com a preocupação do atendimento às normas brasileiras NBR 12.179, NBR 10.151 e NBR 10.152. Também são analisados os parâmetros acústicos pertinentes a finalidade do espaço, buscando a melhor qualidade sonora em seus projetos.

Utilizando softwares específicos de acústica é possível analisar a geometria acústica do espaço, o tempo de reverberação, a clareza, a definição, o STI (Speech Transmission Index) e o EDT (Early Decay Time). Os projetos desenvolvidos pela Síntese, permitem além de uma percepção visual do espaço, através da maquete eletrônica, uma percepção sonora por meio de uma simulação computacional do comportamento acústico do ambiente, conhecida como auralização. Tudo isso possibilita que no desenvolvimento do projeto se saiba como será o resultado antes da execução.

PORTFOLIO

DESEMPENHO ACÚSTICO DE EDIFÍCIOS

Os projetos acústicos da Síntese são desenvolvidos em 3 etapas: Mapa Acústico de Terreno ou Fachada; Relatório de Desempenho Acústico e Desenvolvimento de Projeto Acústico, que podem ser contratados em conjunto ou individualmente e são descritas detalhadamente a seguir.

PORTFOLIO
1º ETAPA
Mapa acústico de terreno e de fachada

Esta primeira etapa é de fundamental importância para analisar a posição e a implantação do edifício, utilizando software de simulação computacional, o modelo 3D será construído para avaliação de classe de ruído de cada unidade habitacional de acordo com sua posição em relação á exposição sonora, conforme NBR 15.575 partes 4 e 5. Quando contratado com antecedência, é possível analisar a melhor posição de implantação do edifício, a fim de verificar a menor incidência sonora e consequentemente uma menor exigência de desempenho acústico da fachada do edifício, podendo assim reduzir o custo da obra.

2º ETAPA
Relatório de desempenho acústico

Nesta etapa é feito todo o diagnóstico acústico para o atendimento ao desempenho dos sistemas construtivos do edifício avaliado, conforme a norma NBR 15.575. No relatório são feitas avaliações de unidades habitacionais e áreas coletivas através dos cálculos de DnT,w , L nT,w , e D 2m,nT,w, seguindo a metodologia de cálculo das normas internacionais reconhecidas pela ABNT, e feitas proposições de alterações dos sistemas construtivos, quando necessário. Quando esta etapa é desenvolvida concomitante ao estudo de arquitetura, as soluções propostas são incorporadas a concepção do projeto, possibilitando uma maior variedade de técnicas construtivas a ser escolhida.

3º ETAPA
Desenvolvimento
do projeto

Após a definição pelo contratante dos sistemas construtivos a serem utilizados é desenvolvido o anteprojeto onde é apresentada em planta baixa a localização das intervenções acústicas permitindo a compatibilização do projeto com as demais disciplinas.

Com a aprovação do anteprojeto é elaborado o projeto executivo onde são apresentados desenhos técnicos, especificações de materiais, detalhamentos  dos elementos acústicos, e quando necessário, detalhes executivos.